Telefone : (48) 3254 - 6431

9 coisas que um corredor não deve fazer

A corrida é um esporte cada vez mais procurado por quem quer perder peso, melhorar a qualidade de vida ou simplesmente adicionar uma atividade física em sua rotina. Contudo, a falta de orientação pode trazer riscos para a prática.
Pensando nisso, listamos 9 coisas que um corredor não deve fazer.

1. Participar de uma prova sem treinar: Não importa a distância: se você não treinou, não faça. Correr uma prova sem o devido preparo pode causar lesões, mal estar e até desmaios. Comece aos poucos e vá evoluindo conforme o seu condicionamento físico permitir. 
2. Correr sem orientação: A corrida é algo natural, mas também exige gestos específicos. Para evitar lesões e correr com saúde, o atleta novato deve sempre contar com o auxílio de um profissional especializado.
3. Enrolar-se em plásticos: Muita gente passa plástico-filme – aquele de cozinha mesmo – nos braços, nas pernas e na barriga, pois dizem que emagrece. Na verdade, isso só gera uma imensa desidratação. Logo, dificultará a corrida e causará danos ao corpo – sem promover a esperada queima de gordura.
4. Usar pesos excedentes: Algumas pessoas colocam caneleiras de peso nas pernas na hora de correr a fim de fortalecer a musculatura. Isso, contudo, não traz nenhum benefício e aumenta o impacto da corrida – o que, certamente, afetará as articulações. O ideal é realizar um trabalho de força específico para obter ganhos.
5. Treinar em jejum: Até existem exceções de atletas que preferem correr em jejum. Mas, no geral e se você ainda não conhece bem o seu corpo no esporte, prefira treinar sempre alimentado para não correr riscos de sofrer com picos de hipoglicemia e hipotermia.
6. Hidratar-se mal: Se tem uma coisa que o corredor não deve fazer é hidratar-se mal. Você sabia que uma boa contração dos músculos depende também da água? A dica parece simples, mas vale sempre o recado: mantenha-se hidratado ao longo de todo o dia e reponha bem os líquidos depois de correr.
7. Correr com dor: Não existe essa máxima de que é normal corredor sentir dor? Pois quando a dor ocorre é importante diminuir ou até parar para que seja analisado o motivo. Ao sentir qualquer sintoma, procure um médico e evite que um problema simples deixe você de molho por dois ou três meses.
8. Esquecer-se do aquecimento: Correr com o corpo frio é mais uma coisa importante que o corredor não deve fazer. O aquecimento prepara o corpo para a corrida aumentando o fluxo sanguíneo na musculatura e também a lubrificação nas articulações. Antes de cada treino, faça de 5 a 10 minutos de caminhada ou corrida leve.
9. Usar um tênis inadequado: Esqueça o design e as cores e foque em escolher um tênis adequado para o seu tipo de pisada. Várias lojas especializadas contam com serviços que indicam a forma como você pisa. Converse com um treinador também, pois ele o ajudará a fazer a escolha certa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.