Telefone : (48) 3254 - 6431

Corrida: 18 mitos e verdades




1. A corrida faz os seios caírem?

Mito “Os seios são constituídos predominantemente por tecido adiposo e glândulas mamárias e, por isso, se movimentam bastante durante o exercício”, conta Marco Antonio Ambrósio. Mas isso não significa que eles vão ficar menos firmes. “O que pode acontecer, sim, é que a atividade provoque uma perda grande de gordura do corpo, inclusive dessa região, deixando a pele mais flácida”, diz Luiza Costa. “Por outro lado, as mamas ficam menos volumosas e acabam sofrendo menos com a ação da gravidade”, afirma Jomar Souza. Para malhar de maneira mais confortável, as mulheres, principalmente as que têm o busto médio ou grande, devem optar por um top que ofereça bastante sustentação.


2. O bumbum fica mais caído?

Mito Algumas pessoas podem ter essa impressão porque as passadas costumam levar a uma grande perda de gordura, sem provocar um bom ganho de massa muscular. Mas os especialistas garantem que, a longo prazo, o efeito é justamente o oposto, pois, como os glúteos são muito exigidos, ficam mais fortalecidos e tonificados. E esse efeito é ainda mais eficaz se o percurso tiver subidas e descidas.

3. A corrida prejudica os joelhos?

Parcialmente verdade. “O joelho conta com estruturas, como os meniscos, o líquido sinovial e a cartilagem, que o protegem durante as atividades físicas com impacto”, conta Marco Antonio Ambrósio. “Mas a prática constante dessas modalidades acaba provocando um desgaste acelerado das articulações dos membros inferiores, que nem sempre é acompanhada de dor”, afirma Roberto Ranzini. Contar com a ajuda de um especialista, usar tênis adequados e cuidar da postura durante a prática são cuidados que podem garantir que esse tipo de exercício só traga benefícios. “Fazer um trabalho paralelo de fortalecimento muscular também é recomendado para diminuir o risco de lesões”, diz Luiza Costa. “Quem tem algum problema prévio nessa parte do corpo, um desalinhamento ou um desgaste, por exemplo, pode ter o quadro agravado com a corrida”, diz Jomar Souza. Por isso, nesse caso o ideal é procurar um médico antes de começar a malhar.

4. A coluna sofre com a prática?

Parcialmente verdade. Mais uma vez o que vai fazer diferença é treinar da maneira correta e com orientação adequada, usar um tênis desenvolvido especialmente para essa atividade e fazer musculação para reforçar a musculatura da região. “Mas se você estiver muito acima do peso ou apresentar problemas ósseos ou articulares, é melhor desistir da corrida por um tempo e escolher um esporte que ofereça menos impacto”, afirma Marco Antonio Ambrósio.

5. A corrida resseca o cabelo?

Parcialmente verdade. Não existe uma relação direta entre a corrida e saúde dos fios. Mas o contato com o suor, os raios solares, o vento e a poeira podem prejudicá-los. Para evitar esse problema, use um produto para proteger os cabelos durante a malhação, um creme para pentear ou um óleo à base de silicone, por exemplo, e lance mão de faixas ou fivelas para que eles fiquem o mais longe possível da pele. Se você corre ao ar livre, opte por fórmulas com proteção solar. Lavar os cabelos depois do exercício e fazer hidratações periódicas também são cuidados importantes.


6. A corrida envelhece a pele?

Mito De fato, durante a prática de atividades físicas intensas, o corpo produz mais radicais livres. No entanto, o organismo dos praticantes fabrica mais substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres, gerando uma compensação. “Além disso, os exercícios aeróbicos favorecem a circulação sanguínea, o que melhora a nutrição da pele”, diz Luiza Costa. “Quem corre ao ar livre não pode se esquecer de usar o protetor solar, já que os raios UV provocam inúmeros danos à pele.”


7. Cãibras são sempre sinal de falta de potássio?

Mito “Existem várias teorias ligadas ao aparecimento dessas contrações involuntárias e dolorosas do músculo, que vão da desidratação ao treinamento inadequado, mas nenhuma delas tem uma comprovação científica consistente”, afirma Jomar Souza. De qualquer forma, manter-se hidratado e repor os sais minerais durante as corridas intensas ajuda a diminuir o risco das cãibras darem as caras.

8. A corrida é melhor do que a caminhada?

Mito “As duas atividades melhoram o desempenho físico, espantam o estresse, ajudam a evitar problemas cardíacos e diabetes e combatem o colesterol alto, entre outros muitos benefícios”, diz Marco Antonio Ambrósio. Mas a corrida leva vantagem na perda de peso e na melhora do condicionamento cardiovascular.


9. Grávidas não devem correr?

Parcialmente verdade. As futuras mamães devem optar por outro tipo de atividade física, principalmente nos primeiros três meses, pois a corrida faz o coração bater muito mais rápido e provoca impacto. Além disso, durante a gestação o corpo produz hormônios que afrouxam as articulações, deixando a pessoa mais suscetível a lesões. A única exceção são as mulheres que já praticavam esse tipo de atividade. “Mas elas precisam ter o aval do médico e controlar a frequência cardíaca, para não influenciar no fluxo sanguíneo do feto”, afirma Roberto Ranzini.


10. Correr melhora a celulite?

Verdade. Como os furinhos são provocados pelo sedentarismo, o acúmulo de gordura e a má circulação, entre outros fatores, a corrida previne e melhora o aspecto de casca de laranja.


11. Correr em jejum ajuda a emagrecer?

Mito O organismo necessita de nutrientes, especialmente os carboidratos, para consumir a gordura. Por isso, correr sem comer nada faz com que o corpo queime massa magra. Isso sem falar no risco de passar mal.


12. Usar tênis novos melhora a performance?

Parcialmente verdade. Tênis é um acessório importantíssimo para o corredor e precisa estar em perfeito estado para garantir o conforto e a segurança do praticante. Mas nem sempre usar um par novo é sinônimo de uma performance melhor. Pesquisadores da Universidade de São Paulo já fizeram testes comparando calçados que tinham acabado de sair da loja e outros bem usados e concluíram que muitas vezes os mais velhos, amaciados com o tempo de uso, distribuem melhor a pressão na planta do pé. “A sua vida útil varia entre 600 e 900 quilômetros”, afirma Roberto Ranzini.


13. Correr na esteira é melhor do que correr na rua?

Parcialmente verdade. A corrida indoor de fato leva algumas vantagens. “Na esteira é possível controlar o ritmo e a inclinação das passadas, é mais fácil aprender a mecânica correta do movimento, o que deixa o atleta mais eficiente, e o aparelho absorve parte do impacto”, conta Marco Antonio Ambrósio. Por isso, para quem está começando o ideal é optar pela academia. Mas praticar o exercício ao ar livre também tem pontos positivos. A atividade é mais prazerosa, menos monótona, envolve mais grupos musculares e provoca um gasto energético maior, pois o movimento é feito de maneira diferente e o praticante fica sujeito a variações no percurso, como ladeiras e curvas. Se o objetivo for participar de competições, o ideal é treinar nos dois tipos de terreno.

14. É preciso correr todo dia para um bom condicionamento?

Mito “Com três sessões semanais de corrida já é possível conseguir um bom preparo físico”, afirma Luiza Costa. Treinar mais do que isso é indicado para quem quer participar de alguma competição.


15. A dor durante e após a corrida deve ser um alerta?

Parcialmente verdade.Dores musculares difusas e que acontecem em ambos os membros inferiores são até esperadas com o início da corrida ou a mudança da sua frequência ou intensidade”, afirma Jomar Souza. Mas se o incômodo aparecer depois de todos os treinos, for pontual, muito forte ou persistente, procure um especialista, pois ela pode ser sinal de que você está fazendo algo errado na hora de suar a camisa ou está com algum problema que o obrigue a diminuir o ritmo ou mudar de atividade.


16. A corrida ajuda a combater a depressão?

Verdade. Essa atividade é, inclusive, usada no tratamento da doença, pois está mais do que comprovado que as atividades físicas produzem um aumento na liberação de hormônios, como a endorfina, a serotonina e a dopamina, que provocam sensação de bem-estar.


17. A corrida é uma das melhores opções para um bom condicionamento?

Verdade. Mas o acompanhamento de um profissional é muito importante para obter os resultados desejados.


18. A musculação é uma grande aliada dos corredores?

Verdade. O fortalecimento muscular é primordial para garantir a segurança e aumentar o desempenho do atleta”, afirma Luiza Costa. Isso porque ele estabiliza as articulações e funciona como um amortecedor, diminuindo o risco de lesões.

Adaptado de: http://saude.terra.com.br/infograficos/mitos-corrida/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.