Telefone : (48) 3254 - 6431

Os benefícios da maçã para a saúde do corredor


A maçã está presente na gênese bíblica, nas mãos dos apaixonados por tecnologia e, claro, como parte da alimentação saudável. Afinal, como diz a frase um tanto quanto clichê: “an apple a day keeps a doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe).
Mas além disso tudo, ela também pode oferecer benefícios específicos para os corredores. Nós listamos as principais vantagens da fruta, confira!
PERFORMANCE: A fruta é rica em catequina, um fitonutriente com ação anti-inflamatória. “Isso é benéfico pois ela é responsável pela regeneração e reparo das estruturas ‘danificadas’ durante o exercício – promovendo o aumento de performance e resistência”, afirma Thaliane Dias Mack, professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Brasília – Pistão Sul (FAB). Mais: ela é rica em carboidratos, o que ajuda a fornecer energia para o corredor antes ou depois da corrida. 
PREVENÇÃO DE DOENÇAS: “Maçãs são ricas em fibras, vitamina C e diversos fitoquímicos, como quercetina, epicatequinas, ácido cumárico, entre outros, já identificados como protetores de doenças cardiovasculares, câncer, asma e diabetes”, explica Thaliane. 
Além disso, a fruta possui grande concentração de polifenóis e vitamina C, que auxiliam na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com Thaliane, um estudo realizado em ratos – induzidos a problemas cardiovasculares com alimentação rica em gordura e frutose – mostrou que a administração de polifenóis da casca da maçã, durante 28 dias, foi responsável por melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a resistência à insulina. 
FIBRAS: A substância possui dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Ou seja, que se diluem, ou não, na água. A pectina (uma fibra solúvel), por exemplo, ajuda na regularização dos níveis de glicose, colesterol e no fluxo sanguíneo. Regularização do sistema intestinal e emagrecimento também estão entre os benefícios das fibras presentes na maçã (2,4 g por porção). A substância auxilia na formação do bolo fecal e ainda diminui a vontade de comer outros alimentos. 
PRÉ OU PÓS-TREINO: Por mais que a maçã seja fonte de carboidratos, o índice do alimento (14 g por porção) ainda é muito pequeno para que ele sustente sozinho os nutrientes necessários para o pré ou pós-treino – sobretudo em corridas mais longas. Por esse motivo, Thaliane recomenda comer a fruta acompanhada de outro alimento ou junto como parte de uma vitamina. “O Ideal mesmo é consultar seu nutricionista para que ele calcule a dieta para você”, afirma. Como a maioria dos nutrientes e fibras encontram-se na casca, procure ingeri-la por inteiro. Se você optar por comê-la descascada, é possível também aproveitar a casca em outras receitas, como num chá ou bolo.
Fonte: http://suacorrida.com.br/canal/nutricao/os-beneficios-da-maca/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.