Telefone : (48) 3254 - 6431

Cor: Tudo o que você precisa saber antes de fechar seu layout!

A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos de uma arte serigráfica. Ela pode enfatizar textos, imagens e caracterizar especialmente os elementos do seu projeto.A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público. A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em relação a outro.
      Abaixo você poderá visualizar algumas sensações “psicológicas” conhecidas:




1. Sensações visuais + significado:
  • Branco – pureza
  • Preto – negativo
  • Cinza – tristeza
  • Vermelho – calor, dinamismo
  • Rosa – graça, ternura
  • Azul – pureza, fé

2. Sensações Acromáticas

Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.

Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores.

Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição intermediária entre luz e sombra.


3. Sensações Cromáticas

Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo, baixeza, energia, revolta, calor, violência.

Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo.

Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.

Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.

Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência.

Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.

Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor.

Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima.

Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afetividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero.

Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo, excetabilidade, dominação.
A escolha da cor sofre influência da moda, das tendências e da decisão do designer.


4. Harmonia e Contraste

Espaços em branco podem ser definidos como áreas que não contenham textos, imagens ou qualquer outro elemento gráfico. A conseqüência da má utilização desse recurso é não ter um bom equilíbrio.
O que pode ser feito para que isto não aconteça é seguir as recomendações de alguns “gurus” em design:

“Não coloque o máximo de informações dentro de uma página”.
“Os espaços vazios reforçam a unidade de grupos, harmonizam as áreas, aumentam o contraste e facilitam a visualização e leitura”.

Em geral as cores claras e quentes elevam e expandem, por isso, no passado era comum casas com o teto pintado de azul e paredes amarelas, a sensação que passava era de mais espaço. Por exemplo, nunca se deve pintar um teto de preto ou roxo, essas cores passariam a sensação de opressão e clausura.

5. Visibilidade
Amarelo e Azul são as cores que melhor se leem a distância.
O contraste preto-amarelo se vê desde mais longe.
O contraste preto-branco tem um valor neutro.
O contraste vermelho-verde é o que menos se percebe.
Em geral os elementos gráficos escuros sobre fundo claro se percebem melhor que o contrário.



E QUANDO O ASSUNTO É SERIGRAFIA,
O QUE PRECISO SABER?

NA SERIGRAFIA QUANDO O ASSUNTO É CORES SIGA A PREMISSA: MENOS É MAIS! Utilizando menos cores você economiza e possui garantia de que seu produto final será harmônico e confortável. Contudo, separamos algumas dicas para ajudá-lo, confira:

1. UTILIZE ESTAMPAS VAZADAS!
Mantenha a maior área do tecido livre de tinta. Com isso você ganhará mais conforto ao manter as características do tecido, isto é, a baixa absorção de umidade e alta capacidade de transpiração, visto que estampas grandes fecham os poros do tecido, bloqueando a passagem do suor. 2. FUJA DA TINTA BRANCA!
A tinta branca é a mais pesada de todas, e para dar um bom acabamento são necessárias de duas a três demãos. Portanto, se possível, tente trabalhar com cores escuras nas estampas, caso não consiga procura seguir a sugestão 1.

3. PATROCINADORES? OTIMIZE SEU PROJETO!
Seu projeto tem patrocinadores? Então é hora e pensar na otimização de cores das respectivas marcas. Procure valorizar a empresa que está financiando o projeto mantendo a originalidade de sua marca. Contudo, isso pode se tornar um problema quando existe mais de um apoiador. A grande variedade de cores juntas em uma face da camiseta em contraste com a cor do tecido tende a poluir visualmente o projeto e atrapalhar o resultado final. A sugestão, neste caso, é a utilização de uma cor para todo, isso fará com que haja valorização estética e melhor custo-benefício, visto que o processo de estamparia é cobrado por cor.


E ai, gostou? Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as cores é hora de colocar seu pedido em produção! Solicite um orçamento e garanta excelência na produção de suas camisetas.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.