Telefone : (48) 3254 - 6431

Sublimação x Serigrafia: Conheça as diferenças.

      Sempre que surge um trabalho para estampar, surge também a dúvida sobre qual o melhor processo: serigrafia ou sublimação? A resposta, porém, não é tão simples. Não existe um método melhor ou pior, já que ambos dependem de diversos fatores. Para escolher entre os dois, é essencial entender como os processos funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Confira nossas dicas para decidir qual processo é melhor para o seu trabalho!




Serigrafia 

O processo de serigrafia utiliza telas para gravar a estampa na camiseta. A tela é vazada e é necessária uma tela para cada cor da arte a ser estampada, ou seja, se o desenho apresenta quatro cores, serão necessárias quatro telas diferentes. São utilizadas tintas à base d’água e a camiseta é vestida em pranchas térmicas que aceleram o processo de secagem. Assim, o impressor vai passando com a tela e sobrepondo as diferentes cores da estampa. 


Vantagens da serigrafia:

A principal vantagem do processo de serigrafia com relação à sublimação é a possibilidade de realizá-lo em tecidos escuros. Outro fator a ser considerado é a composição da peça. A sublimação só pode ser realizada em tecidos com no mínimo 80% poliéster. Caso contrário, a serigrafia é um processo mais indicado. Além disso, a serigrafia apresenta custo mais baixo de produção, caso sejam estampadas poucas peças. 


Desvantagens da serigrafia:

Os principais pontos fracos da serigrafia são a menor qualidade de impressão e o fato de que a retícula pode ficar grossa. Através da serigrafia são perdidos detalhes da estampa. Além disso, o processo não vale a pena economicamente para a produção de poucas peças, já que cada tela, ou seja, cada cor, tem um custo fixo, elevando o preço para a produção de poucas unidades. 


Sublimação

No processo de sublimação não existem telas. O desenho é impresso em um papel com tinha especial sublimática e o papel é prensado com calor sobre o tecido de poliéster branco. Assim, a tinta adere ao tecido e a peça já está pronta. 


Vantagens da sublimação:

A sublimação possibilita a impressão de uma imagem com maior riqueza de detalhes. Assim, esta técnica é mais indicada para a fotos, por exemplo. Além disso, o custo para se fazer poucas ou muitas peças através de sublimação é praticamente o mesmo, de forma que para a produção de muitas peças, a técnica vale mais a pena economicamente. 


Desvantagens da sublimação:

A sublimação quase não apresenta desvantagens, mas, o tecido da peça a ser estampada precisa ser no mínimo 80% poliéster para que a sublimação seja uma opção viável. Assim, caso a malha seja 100% algodão, essa técnica não pode ser utilizada. Outra desvantagem está relacionada à cor do tecido: a sublimação ainda não é possível para tecidos escuros. Apenas cores claras podem ser receber a estampa. Fora isso, a sublimação pode ser uma grande negócio, principalmente para micro e pequenos empreendedores. 

Na hora de decidir qual processo se adéqua melhor às necessidades do seu trabalho de estamparia, leve em consideração as vantagens e desvantagens de cada técnica, bem como suas limitações. Assim você pode otimizar seu investimento e realizar um trabalho de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.